O gráfico exemplifica como funcionava o sistema |
De acordo com a denúncia, que ainda precisa ser acatada pelo Procurador Geral para que se inicie uma investigação, Murad abriu um procedimento de concorrência em 2009 para a construção de 64 hospitais em diversos municípios maranhenses, com investimento estimado em quase R$ 116 milhões. Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), entretanto, constatou que as obras iniciais destes hospitais já constavam em um edital anterior e os trabalhos eram gerenciados por uma empresa que posteriormente seria a vencedora da licitação.
Para o líder da oposição na assembleia legislativa do Maranhão, o objetivo da ação é garantir a construção das obras, o que ajudaria a desafogar o caótico sistema público de saúde do estado, além de criminalizar as práticas comuns dos gestores que utilizam o dinheiro público, por meio de esquemas, para o financiamento de campanhas.
Os deputados acreditam que a fundamentação da representação criminal permite ao procurador geral da república apurar no menor prazo possível as denúncias de peculato contra a governadora Roseana Sarney, o deputado licenciado e atual secretário de saúde Ricardo Murad, as empresas e o PMDB.
Conheça a representação, clicando aqui.