quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
Fábio Braga elogia instituição do Dia da Balaiada e destaca criação do Museu Recanto dos Balaios em Nina Rodrigues
O deputado Fábio Braga (SD), em pronunciamento feito na sessão desta quinta-feira (14), parabenizou Bira do Pindaré pela iniciativa de instituir o Dia da Balaiada, comemorado ontem, 13, durante solenidade realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa, onde foram homenageadas as pessoas que ao longo dos anos vêem lutando para que não caia no esquecimento a história, bem como a preservação dos monumentos que retratam esse importante movimento ocorrido no Maranhão no Século XIX.
“Ontem, nesta Casa, nós tivemos uma reunião de significado muito forte para minha região, principalmente para as cidades de Vargem Grande e de Nina Rodrigues”, disse Fábio Braga, destacando as comendas de valor histórico entregues a vários representantes, prefeitos e ex-prefeitos, lideranças, vereadores e profissionais que, ao longo dos anos, contribuíram para fazer com que o sentimento dos balaios - que lutaram na guerra da Balaiada - não ficasse no esquecimento, destacando as presenças dos prefeitos de Nina Rodrigues, Rodrigues da Iara, e de Belágua, Herlon Costa; o ex-prefeito Juarez Lima e do vice-prefeito de Vargem Grande, Jorge Forte, e de seu Dico, que é secretário de cultura de Vargem Grande.
Também presentes à solenidade, a presidente da Câmara Municipal de Nina Rodrigues, Cita Braga; a ex-prefeita Iara e a vereadora Dolores, todos com um significado muito forte em relação à preservação da Guerra da Balaiada. “Eu queria também parabenizar os escritores e os professores que ao longo dos anos têm feito um trabalho monumental, insistente e sempre contínuo no sentido de preservar a história da Balaiada”, comentou Fábio Braga, elogiando em especial o senhor Baltazar Melo, pela iniciativa de ter instalado o Museu Recanto dos Balaios, na cidade de Nina Rodrigues, na fazenda de sua propriedade, nas margens do rio Iguará.
Sobre esse assunto, o deputado afirmou que está procurando a Prefeitura Municipal de Nina Rodrigues para que aquele museu se torne também um ambiente público, haja vista que, a manutenção de qualquer desses museus carece de recursos, bem como de professores, estudiosos no sentido de esclarecer a todos que visitam aquele museu.
Terra da Balaiada
Fábio Braga é o autor de um projeto de lei - já aprovado pelo plenário da Assembleia - para que o município de Nina Rodrigues passe a ser denominada também como Terra da Balaiada. O projeto está aguardando a sanção do Governo do Estado.
Segundo o deputado, a iniciativa é uma menção evidente da questão da Balaiada que começou na Vila da Manga, antiga denominação da hoje Nina Rodrigues. Fazendo isso, disse ele, historicamente, estará - por meio dos poderes públicos e da legislação vigente - fazendo um reconhecimento à cidade por ter começado lá esse tão importante movimento social do século XIX.
“Eu quero aqui parabenizar a todos e deixar - tanto eu, quanto o deputado Bira do Pindaré - os nossos gabinetes à disposição para que seja fortalecida a Rota da Balaiada; para que se faça sempre um fórum permanente de discussão para que se possa manter viva, preservada e sempre muito bem articulada a intenção de se fazer sempre a discussão da questão da Balaiada, como uma maneira de se preservar a história do Estado do Maranhão”, enfatizou Fábio Braga.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário