“Gostaria de perguntar à presidente (Graça Foster) se a refinaria é apenas politicagem da Petrobras no Maranhão, se essa obra vai continuar, qual é o cronograma de entrega dessa refinaria, ou será que é apenas um estelionato eleitoral?”, criticou Simplício.
Previsto inicialmente para começar a operar em 2014, o empreendimento segue com as obras paralisadas. Recentemente, o canteiro de obras foi desmontado pelas construtoras envolvidas no processo de terraplanagem e essas empresas abandonaram Bacabeira, deixando um prejuízo superior a R$ 1 milhão no comércio da cidade.
O parlamentar disse que a população está frustrada e que a paralisação da construção da refinaria destruiu os sonhos de milhares de maranhenses.
“A governadora Roseana causou estrago: especulação imobiliária, empresas fecharam as portas, mais de dois mil trabalhadores estão sem emprego. Nós precisamos dessa refinaria. Não queremos acreditar que tudo isso foi feito para postergar o mandonismo dos Sarney, para dar um golpe na população às vésperas das eleições”, repudiou.
A Refinaria Premium foi o carro chefe da campanha de reeleição de Roseana Sarney em 2010. Na época, Lula e Dilma estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental daquela que seria a maior refinaria da América Latina.