sexta-feira, 24 de maio de 2013

Resumão da Sessão

I

Na sessão desta sexta-feira (24) os parlamentares aprovaram o projeto de lei que reformula o Conselho Municipal de Educação, que chegou à Casa na sessão do dia 17, mas naquela data teve sua discussão prejudicada, retornando hoje ao plenário em regime de urgência. O vereador Raimundo Diogo (PT) ainda apresentou pedido para o envio da matéria às Comissões, mas foi rejeitado pela maioria governista, sendo em seguida colocada em votação e recebendo o voto contrário de todos os parlamentares oposicionistas. O vereador Cássio Reis (PSDB) declarou que o voto da oposição não foi contra o projeto, mas contra a ausência de discussão do mesmo. “Os vereadores governistas se mostram omissos e subservientes ao governo municipal, não discutem, não emendam, apenas obedecem as determinações da prefeita”, declarou o vereador Cássio.

II
Curiosamente a Sessão de hoje foi acompanhada da galeria por três secretários do governo de Teresa Murad (PMDB), sendo eles Zé Branco (Trânsito e Transporte), Edilson Viana (Cultura) e Jadna Mayra (Juventude). Os secretários acompanharam a sessão praticamente na íntegra, enquanto deveriam se encontrar em seus expedientes (não me recordo que hoje seja feriado), demonstrando claramente que em suas respectivas secretarias não há nada importante para ser feito.

III
Além dos referidos secretários, outras dezenas de funcionários da prefeitura acompanharam a sessão da galeria. Enquanto deveriam se encontrar no exercício das suas funções estavam na Câmara Municipal para vaiar os vereadores de oposição e aplaudir os governistas durante os seus pronunciamentos.

IV

O líder da oposição, Júnior Buhatem (PMDB), declarou em pronunciamento durante a Sessão que foi vítima de um esquema de compra de votos, o que teria sido responsável para que o mesmo ficasse apenas na suplência. O vereador Cássio Reis (PSDB) não perdeu tempo e em resposta ao líder de oposição declarou que o esquema ao qual ele se refere foi orquestrado dentro do grupo no qual Buhatem concorreu as eleições. “A declaração do parlamentar só reforça as denúncias que apresentamos à Justiça Eleitoral, ele poderia muito bem ser chamado para depor no processo”, disse Cássio Reis.

V

O vereador Raimundo Diôgo (PT), durante o seu pronunciamento no grande expediente, leu a carta da prefeita Teresa Murad (PMDB) dirigida aos funcionários municipais durante a campanha para lembrar a população de mais uma das promessas da esposa do secretário de Saúde que não foi cumprida.

VI

Juscelino Araújo (PT) cobrou a distribuição dos uniformes na rede municipal de ensino, conforme compromisso de campanha da prefeita.

VII

E o Dr. Naldo (PSDB)? Entrou mudo e saiu calado em mais uma Sessão.